quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O Déspota

Primeira postagem do ano, com atraso. Mas como não poderia deixar de ser, o tema é o Lula. Notícia veiculada no IG dá conta sobre a licitação dos caças da FAB. Explica que a Aeronáutica preferiu os caças mais baratos da empresa sueca, e que por decisão do presidente, o parecer foi alterado para que a compra possa ser feita dos franceses. É o que Lula sonha há tempos, desde que essa licitação caiu no seu colo. Quer fazer uma média com os franceses, assim o Le Monde o elege Homem do Ano. Até o presidente francês intercedeu pela empresa Dassault. Que ainda tem a proposta mais cara. No parecer da FAB, a Dassault aparece em último lugar.

O presidente, já em final de mandato, ainda não aprendeu para o que serve e como funciona a democracia. Ela está aí justamente para evitar que apenas uma pessoa decida por tudo, tome todas as decisões. Mas o Homem do Ano, tal qual um reizinho mandão, está se lixando pras instituições. É o dono e senhor das vontades, das verdades. O nosso déspota.

2 comentários:

  1. Ah, a ingenuidade tucana... Misifi, a FAB optou pelo Gripen não por outro motivo que não pressão da Embraer, que adorou a proposta da Saab de produzir os novos caças lá perto de Cruzeiro.

    ResponderExcluir
  2. Os dois estão errados. O presidente da Dassault, que produz o caça Rafale é financiador da campanha do Sarkozy e sua empresa está mal das pernas. O Lula, portanto, ajuda os dois e recebe em troca o quê? Apoio para a cadeira no conselho de segurança da ONU, fora os prêmios de homem do ano e melhor presidente segundo as revistas francesas.

    ResponderExcluir